OFF

OFF

Postby Ari » Fri Jul 21, 2006 11:50 am

Ola

Alguem sabe como gravar imagem dentro do MySQL ? me parece que tem que usar o campo BLOB mas não achei nada de exemplo.

Ari
User avatar
Ari
 
Posts: 224
Joined: Fri Feb 03, 2006 4:21 pm
Location: São Paulo, SP - Brazil

Re: OFF

Postby Maurilio Viana » Fri Jul 21, 2006 4:20 pm

Ari, você está usando alguma classe específica para o manejo de dados com MySQL?
Tipo a classe TODBC do Fivewin, ou SQLRDD ou a SQL Lib, ou ainda a classe TMySQL do xHarbour.org?
Eu uso o SQLRDD do xHarbour comercial + Fivewin, entretando com banco de dados Firebird e gravo fotos ou qualquer outro tipo de arquivo completo em campos do tipo Blob sem nenhum problema, com um replace comum como se fosse um DBF. O SQLRDD trata as APIs internas certinho...

Agora, só uma dica: postar uma mensagem em português neste forum em inglês, as chances de alguém te ajudar ficam pequenas :D
So mesmo quando passa algum brasileiro por aqui...

[ ]'s
Maurilio
User avatar
Maurilio Viana
 
Posts: 252
Joined: Tue Oct 25, 2005 2:48 pm
Location: Garça/Garza/Heron City - Brazil

Postby Ari » Fri Jul 21, 2006 4:49 pm

tá dando certo, o pessoal responde, sabe eu nem reparei que era em ingles. rs...

então... eu nao aguentei esperar o o RDD e fiz umas classes e uso aquela TMySQL da contribuição harbour, tive que fazer umas adaptações que no inicio esta classe nao tinho o Bof e Eof(), tive que usar xcomand para trocar algumas instrucoes ..hoje jah me acostumei a escrever em SQL

eu fiz uma classe semelhante a TDBF eu chamo a minha de TSQL() é igualzinho mas ai tem umas chamadas para a TMYSQL tive que mudar os pontos de delete(), append()..etc.. mas hoje tá tudo certo..

obrigado
Ari
User avatar
Ari
 
Posts: 224
Joined: Fri Feb 03, 2006 4:21 pm
Location: São Paulo, SP - Brazil

Postby Ari » Fri Jul 21, 2006 6:05 pm

como minha aplicação é client/server a minha ideia é jogar as imagens dentro de um campo no MySQL e qualquer estação abrir a imagem: o que eu nao sei é:

1) como gravar a imagem no mysql
2) como recuperar pelo Five a imagem

Ari
User avatar
Ari
 
Posts: 224
Joined: Fri Feb 03, 2006 4:21 pm
Location: São Paulo, SP - Brazil

Postby Rossine » Fri Jul 21, 2006 7:52 pm

Olá Maurilio,

Tipo a classe TODBC do Fivewin, ou SQLRDD ou a SQL Lib, ou ainda a classe TMySQL do xHarbour.org?
Eu uso o SQLRDD do xHarbour comercial + Fivewin, entretando com banco de dados Firebird e gravo fotos ou qualquer outro tipo de arquivo completo em campos do tipo Blob sem nenhum problema, com um replace comum como se fosse um DBF. O SQLRDD trata as APIs internas certinho...


Depois eu irei precisar de uma ajudinha sua em relação o SQL, claro se não for pedir demais hehehe.

Abraços,

Rossine.
Rossine
 
Posts: 344
Joined: Tue Oct 11, 2005 11:33 am

Postby Maurilio Viana » Fri Jul 21, 2006 8:12 pm

Rossine:
Estou à sua disposição. Quando precisar, é só "e-meiar": mau.viana@gmail.com

Ari:
Me lembro de um RDD pra MySQL do xHarbour.org desenvolvida pelo meu xará (Maurilio Longo) da Itália. Eu até tinha testado coisas simples como replaces com campos caracter, numero, etc, mas nao com imagens...
Se vc tiver a documentação dessa TMySQL ou o codigo fonte, talvez dê pra analisar pra verificar se possui este recurso... Vou dar uma xeretada nisso. Esta em www.xharbour.org ?

E já aproveito pra te dar um toque: quando eu mexi com este esquema de gravar a imagem no banco de dados, era para um sistema de imobiliária. O cara cadastrava vários ambientes de cada residência. O problema é que ele gravava uma figuras gigantescas. E ficar trafegando esse tipo de dado na rede não é bom. Imagine só uma casa com 8 arquivos de imagem gravadas. Quando ele acessava o registro eu tinha que recuperar do BD e salvar como arquivo temporario pra visualizar, era demorado, então fiz assim: em uma tabela eu gravava os thumbnails (as imagens reduzidas) e eram essas que eu puxava e mostrava em miniatura na tela. Se ele quisesse ver a imagem em tamanho natural ele clicava nelas, aí sim eu recuperava o arquivo em tamanho real do BD.

[ ]'s
Maurilio
User avatar
Maurilio Viana
 
Posts: 252
Joined: Tue Oct 25, 2005 2:48 pm
Location: Garça/Garza/Heron City - Brazil

Postby Ari » Fri Jul 21, 2006 8:24 pm

quando eu baixei ficava no site do harbour.org o original é uns arquivo de contibuição .. aminha que tenho aqui tá modificada .. e já outro dia vi que atualizaram ela, colocando mais recursos.. e nem mudei porque tinha que ficar vendo o que mudou..deixei quieto..

vou ver se acho e posto aqui

Ari
User avatar
Ari
 
Posts: 224
Joined: Fri Feb 03, 2006 4:21 pm
Location: São Paulo, SP - Brazil


Return to FiveWin for Harbour/xHarbour

Who is online

Users browsing this forum: Google [Bot] and 26 guests